Sessões de apoio aos estudantes

Rumo ao Sucesso Académico e Profissional

A Universidade da Beira Interior (UBI) tem como missão oferecer uma formação de excelência, que não só prepare os estudantes para os desafios do mercado de trabalho, mas também os capacite para serem cidadãos ativos e responsáveis na sociedade. Ao longo dos anos, a UBI tem investido em estratégias e políticas educativas que visam promover o sucesso académico e a empregabilidade dos seus alunos, mantendo-se atenta às necessidades do mercado e às exigências da sociedade contemporânea.

Desde o seu Plano Estratégico 2012-2020, a UBI estabeleceu como prioridade o reforço da qualidade do ensino, adaptando a oferta formativa às necessidades do mercado e às expectativas da sociedade. Destacam-se as mais recentes ofertas de formação, nomeadamente, os cursos de Filosofia, Inteligência Artificial, Computação Criativa, Mecânica Computacional e Tecnologia e Produto de Moda Sustentável. A preocupação com o sucesso académico dos estudantes também se reflete nas metodologias de ensino adotadas pela UBI.

A instituição valoriza práticas pedagógicas inovadoras que colocam o estudante no centro do processo de aprendizagem, estimulando a autonomia e a flexibilidade. Neste âmbito, têm sido realizados workshops de inovação pedagógica e desenvolvidos recursos educativos, como o UBI Learning Hub. Este Hub tem como principal objetivo facilitar o acesso a conteúdos e recursos educativos de forma interativa e gamificada, destacando-se áreas críticas como Matemática, Física e Química, além de métodos de estudo, guias para elaboração de trabalhos académicos, entre outros. Estas ferramentas permitem aos estudantes, especialmente do 1o ano, uma transição bem-sucedida do ensino secundário para a UBI. Simultaneamente, oferece apoios personalizados e presenciais aos estudantes que solicitam, ajudando-os a ultrapassar as barreiras de aprendizagem sentidas nas referidas áreas críticas.

Sessões de Apoio aos Estudantes

Com o objetivo de reforçar a preparação dada aos estudantes no que respeita à promoção de competências transversais, cada vez mais relevantes no âmbito da formação superior, a UBI criou o Cross Cutting Skills Lab, onde é proporcionada formação em competências interpessoais (Trabalho em Equipa, Liderança e Gestão de Equipas, Habilidade de Comunicação, Resolução de Conflitos), competências para a empregabilidade (Preparação para Entrevistas, Realização de CV e Línguas) e competências digitais, todas elas com atribuição de ECTS. É ainda oferecida formação empreendedora através de diversos programas e projetos.

No futuro, e de acordo com o projeto educativo previsto no plano estratégico 2023-2030, a oferta formativa seguirá princípios orientadores que vão ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), dos desafios da sociedade, bem como dos pilares unificadores da UNITA (universidade europeia à qual a UBI pertence) nomeadamente, a economia circular e ambiente, as energias renováveis, a herança cultural dos territórios de montanha, a transição digital, as sociedades inclusivas e a saúde global.

No âmbito da integração dos novos alunos, a UBI promoveu recentemente iniciativas como o Programa Residências Artísticas UBIanas – Integração pela Arte, que contempla quatro eixos de intervenção: a Literatura, a Música, o Cinema e a Dança e Artes Performativas. Em todos os eixos os estudantes são os protagonistas na execução das atividades. No próximo ano, haverá estudantes mentores e budys que ajudarão os jovens recém-chegados à academia a ter uma integração sem dificuldade e a superar as suas dificuldades académicas.

A universidade oferece ainda estágios curriculares e extracurriculares em empresas parceiras, promove eventos de networking entre estudantes e empresas, e mantém uma plataforma online dedicada à empregabilidade, o Link2UBI, que oferece recursos e oportunidades de emprego aos estudantes e diplomados. Além disso, desenvolve programas de tutorias e mentorias, professor-estudante e almuni-estudante.

Programa de Mentorias para o Sucesso Académico

Em suma, a Universidade da Beira Interior tem demonstrado um compromisso contínuo com a promoção do sucesso académico e da empregabilidade dos seus alunos através de uma oferta educativa inovadora, práticas pedagógicas diferenciadas e programas de formação abrangentes. Com uma visão centrada no estudante e na excelência académica, a UBI continua a preparar os seus alunos para os desafios do presente e do futuro, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade e do país.

Prof. Helena Alves

Deixe um comentário

Outra Perspetiva

Tradição aliada à Inovação nas Línguas, Literaturas e Culturas

O Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas (DLLC) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, reconhecido pela sua tradição...

Ciências do Desporto e Educação Física apostam na Investigação

A nova direção da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC) completou um ano...

Inovação e Excelência, um retrato do Departamento de Química

Em entrevista, Artur Valente, diretor do Departamento de Química da Universidade de Coimbra (DQUC) explica como os cursos pioneiros da...

Ensino de Vanguarda na Engenharia Mecânica

Disponibilizar uma oferta formativa universal, que seja capaz de tornar os alunos uma referência além-fronteiras, e continuar na linha da...

Um ensino de excelência da Engenharia Química

Formar as futuras gerações de Engenheiros Químicos com uma sólida e abrangente capacidade técnica e com aptidões interpessoais desenvolvidas é...