Responsabilidade Social e Ação Social

Do conjunto de valores que guiam a Universidade da Beira Interior (UBI), salientamos o da diversidade, valorizando a tolerância, o respeito mútuo e a diferença; e o da responsabilidade social, ao fomentar a consciência coletiva de compromisso com o bem-estar social, nas suas diferentes dimensões. Trata-se de dois valores profundamente ligados à promoção da igualdade de oportunidades, reconhecendo-se o papel da Universidade na construção de sociedades mais justas, inclusivas e equitativas.

Do conjunto de valores que guiam a Universidade da Beira Interior (UBI), salientamos o da diversidade, valorizando a tolerância, o respeito mútuo e a diferença; e o da responsabilidade social, ao fomentar a consciência coletiva de compromisso com o bem-estar social, nas suas diferentes dimensões. Trata-se de dois valores profundamente ligados à promoção da igualdade de oportunidades, reconhecendo-se o papel da Universidade na construção de sociedades mais justas, inclusivas e equitativas.

A UBI foi pioneira no âmbito da promoção da igualdade de género, ao ser a primeira IES a desenvolver e um Plano de Igualdade de Género, em 2011, fruto do compromisso em trabalhar a favor de uma sociedade igualitária entre mulheres e homens. Foi também a primeira IES a ter uma Comissão para a Igualdade, que está presente no organograma da universidade, desde 2019. Trata-se de um órgão consultivo independente, que tem como atribuições fazer recomendações no domínio das políticas da universidade, em matéria de igualdade de oportunidades nas atividades laborais, no ensino e na investigação, bem como propor ações de promoção de uma cultura de igualdade dentro e fora da instituição. Dispõe, ainda, de mecanismos de prevenção e combate ao assédio, como o Manual de Conduta e um canal de denúncia de assédio.

A UBI tem vindo a desenvolver um conjunto de respostas sociais que visam apoiar e promover a integração de grupos sociais mais desfavorecidos. O Fundo de Apoio Social constitui-se como um mecanismo de apoio aos estudantes, promovendo a solidariedade e equidade social, bem como a redução do abandono escolar, procurando garantir o desenvolvimento pessoal e académico de todos. Em troca da realização de tarefas em serviços e/ou unidades da UBI, os estudantes beneficiam de apoio que pode ser convertido no pagamento de propinas, alojamento, refeições ou taxas académicas. O Programa Ser Solidário é um outro mecanismo de apoio, que conta com um fundo que disponibiliza apoio financeiro para cobertura de despesas de estudantes carenciados, nomeadamente propinas, alojamento SASUBI, alimentação SASUBI. O apoio pode ser feito através de duas linhas: a) apoio solidário na modalidade fundo perdido – bolsas para situações de carência económica de caráter mais permanente; b) apoio solidário na modalidade reembolsável – adiantamento de fundos para situações pontuais de carência económica. Providencia também apoio alimentar a estudantes mais carenciados (duas refeições, por dia, gratuitas). O Fundo é constituído por donativos feitos por entidades individuais ou coletivas, pelos reembolsos do fundo solidário e por verbas de receitas próprias da UBI.

A promoção do bem-estar dos estudantes passa também pela oferta de serviços de qualidade na área da Ação Social, importantes para todos, mas particularmente relevantes para os que apresentam condições de maior vulnerabilidade, económica, mas não só. A UBI conta com sete residências universitárias, representando neste domínio uma das mais elevadas taxas de oferta no ensino superior. Ao todo, dispõe de cerca de 800 camas em residências. No que respeita aos serviços de Saúde, disponibiliza aos estudantes serviços de apoio médico e desportivo, como a medicina preventiva e desportiva e consultas de fisioterapia.

O Gabinete de Apoio Psicológico tem como missão promover a saúde e o bem-estar físico e psicológico da comunidade académica, fomentar a integração dos estudantes, promover o sucesso académico e combater o abandono escolar. A UBI viu recentemente aprovada a sua candidatura ao Programa para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior, financiado pela DGES, o que vai permitir o reforço de iniciativas e intervenções neste domínio.

O desporto é um importante motor de socialização e integração social, para além dos benefícios que que traz a nível da saúde física e mental e do bem-estar. O sector das Atividades Culturais e desportivas dos SASUBI tem como missão proporcionar a prática regular de atividades desportivas, promovendo o bem-estar e estilos de vida saudáveis. As modalidades de competição, dirigidas a todos os estudantes, incluem 13 modalidades. Para além destas, são também oferecidas atividades de lazer, entre elas, caminhadas, dança afro-brasileira, kickboxing, pilates e ténis.

A prática de voluntariado tem-se vindo a sistematizar, dando origem ao atual Programa de Voluntariado, que recebeu reconhecimento formal por meio da entrega do Selo de Qualidade Academia Voluntária, em 2022. Os estudantes veem reconhecido o seu trabalho de voluntariado por meio da concessão do estatuto de estudante-voluntário, o qual integra o suplemento ao diploma e lhes concede direitos, em termos académicos. Entre os muitos benefícios que têm vindo a ser reconhecidos à prática do voluntariado, salienta-se o reforço da autoestima e a promoção do bem-estar, ao providenciar uma sensação de propósito e de realização por meio do trabalho desenvolvido em prol do outro.

Prof. Amélia Augusto

Deixe um comentário

Outra Perspetiva

Tradição aliada à Inovação nas Línguas, Literaturas e Culturas

O Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas (DLLC) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, reconhecido pela sua tradição...

Ciências do Desporto e Educação Física apostam na Investigação

A nova direção da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC) completou um ano...

Inovação e Excelência, um retrato do Departamento de Química

Em entrevista, Artur Valente, diretor do Departamento de Química da Universidade de Coimbra (DQUC) explica como os cursos pioneiros da...

Ensino de Vanguarda na Engenharia Mecânica

Disponibilizar uma oferta formativa universal, que seja capaz de tornar os alunos uma referência além-fronteiras, e continuar na linha da...

Um ensino de excelência da Engenharia Química

Formar as futuras gerações de Engenheiros Químicos com uma sólida e abrangente capacidade técnica e com aptidões interpessoais desenvolvidas é...